sexta-feira, 26 de outubro de 2007

1- O que é Leucemia

É uma doença maligna com origem nas células imaturas da medula óssea. A produção de glóbulos brancos fica descontrolada e o funcionamento da medula óssea saudável torna-se cada vez mais difícil, diminuindo progressivamente a produção de células normais, dando lugar ao aparecimento de anemia, infecções e hemorragias.
Existem vários tipos de leucemia caracterizados pelo tipo de célula afetada.
Pode ser aguda ou crônica dependendo da velocidade de proliferação das células leucêmicas.

Os Síndromes Mielodisplásicos são doenças malignas em que a Medula Óssea não produz quantidade suficiente de células sanguíneas normais. Afeta os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas. Nalguns casos, os Síndromes Mielodisplásicos podem evoluir para Leucemias Agudas.

Em cada ano aparecem 60 a 100 novos casos por cada milhão de indivíduos.
Alguns tipos de leucemia são mais freqüentes em determinados grupos etários:


- A Leucemia Linfoblástica Aguda é mais freqüente nas crianças e nos jovens.
- A Leucemia Mieloblástica Aguda é mais comum nos adultos.
- As Leucemias Crónicas ocorrem geralmente entre os 40 e 70 anos.



Os Síndromes Mielodisplásicos atingem, sobretudo pessoas entre os 60 e 70 anos.

Contudo, existem exceções.

Desconhece-se qual a causa específica desta doença. Os cientistas suspeitam que alguns vírus bem como fatores genéticos ambientais e imunológicos possam estar envolvidos.

Alguns vírus causam leucemia em animais. No homem causam apenas tipos muito raros de leucemia. Mesmo que tenha sido causada por um vírus, a leucemia não é contagiosa.

Poderá haver uma predisposição genética. Existem famílias (raras) em que as pessoas nascem com anomalias cromossômicas que poderão aumentar a probabilidade de virem a desenvolver a doença. Fatores ambientais com altas doses de radiações e exposição a certos produtos químicos tóxicos foram identificados como estando ligados ao aparecimento da doença. Mas isto só é verdade em casos extremos como nos sobreviventes da bomba atômica em Nagasaki e Hiroshima ou trabalhadores industriais do benzeno.

Pessoas com deficiências do sistema imunitário parecem ter um maior risco de desenvolverem doenças malignas porque o organismo perde a capacidade de resistir a células estranhas. Há evidência de que doentes tratados por outros tipos de câncer com quimioterapia e/ou radioterapia podem mais tarde vir a ter leucemia.

Os sintomas iniciais são geralmente a fadiga, perda de peso, palidez, infecções e hemorragias.

Nenhum comentário: