quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Hospital Municipal fará cirurgia para reconstrução mamária


O Hospital Carmino Caricchio será o primeiro serviço público municipal a oferecer procedimento para amenizar o trauma de mulheres que passam por operação de retirada da mama.
As pacientes contarão com uma equipe multidisciplinar no atendimento, cirurgiões plásticos, mastologistas e psicólogos.
Para amenizar o trauma das mulheres que passam pela cirurgia de retirada de mama (mastectomia), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Hospital Municipal Carmino Caricchio (Tatuapé), na Zona Leste, realizará a partir deste mês, gratuitamente, cirurgias plásticas de reconstrução mamária para pacientes mastectomizadas que tiverem liberação do médico-oncologista.
O hospital será o primeiro serviço público municipal a tornar acessível esse procedimento à população. A iniciativa é mais uma realização da nova direção do Hospital, que contratou profissionais para tratar do assunto.Cada paciente será atendida por um grupo multidisciplinar composto por cirurgiões-plásticos, mastologistas, assistentes sociais e psicólogos.
Esses profissionais acolherão as mulheres que necessitam da cirurgia, avaliarão o pedido e oferecerão o suporte necessário durante todo o processo cirúrgico e pós-cirúrgico.O custo com medicamentos, internação e prótese de silicone será bancado pela Autarquia Hospitalar Municipal Regional Norte, responsável pelos hospitais municipais da região, incluindo o Tatuapé.Segundo o mastologista (especialista em mama) da equipe técnica da Saúde da Mulher da SMS, Luiz Carlos Pazero, este procedimento é simples e o tempo médio de internação é de até quatro dias. Ele explica que a melhora da estética é significativa. "A paciente que retirou um dos seios tem a auto-estima abalada. Com a cirurgia reparadora, ela ganha estímulo para retomar a vida de antes. Isso tem impacto positivo até na resposta ao tratamento da doença", ressalta.
O superintendente da Autarquia Hospitalar Regional Norte, Amaury Zatorre Amaral, diz que a equipe multiprofissional contratada está empenhada para atender cuidadosamente das mulheres que procurem o serviço. A expectativa é que sejam realizadas mais de 20 cirurgias por mês. "Nós ampliamos o serviço para que mais mulheres sejam beneficiadas e tenham uma melhora na qualidade de vida em todos os sentidos.
O atendimento será personalizado, baseado em parâmetros de qualidade e de eficiência", acrescenta.A mulher interessada em realizar a cirurgia de reconstrução de mama deve possuir liberação do médico-oncologista que a acompanha. Com o encaminhamento em mãos, a paciente poderá agendar data para avaliação, ligando para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Hospital Municipal Cármino Caricchio (Tatuapé). O telefone para obter mais informações é o 6191-5582.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já estava na hora de algum poder público se manifestar!!!
Parabéns aos governantes da Cidade de São Paulo.
Estamos muito gratos por esta iniciativa.

Anônimo disse...

Valeu pela iniciativa.