sábado, 27 de outubro de 2007

Novo tratamento com células-tronco



Cientistas brasileiros estão otimistas com os resultados de um novo tratamento que usa células-tronco. os pacientes mostraram uma recuperação surpreendente.

Nádia, ex-estressada, ex-fumante. Depois de um infarte aos 47 anos, isqueiro agora é só para acender incenso e relaxar ao som de música clássica.
“Fazia aqueles exames rotineiros sem muito afinco e tal, mas assim o infarto foi de uma hora para outra”, conta ela.

Luiz Carlos ainda lembra do dia em que entrou na emergência do hospital com uma artéria do coração quase toda bloqueada.

Ele e Nádia foram salvos porque tiveram atendimento rápido, mas os dois ganharam ainda mais: foram convidados a fazer parte de uma pesquisa que promete revolucionar a vida de quem sobrevive ao susto e à dor de sentir o próprio coração falhar.

Eles e mais 28 vítimas de enfartes receberam, no coração, injeções de células-tronco. Retiradas da medula óssea de cada um, elas têm a capacidade de se transformar em células do músculo cardíaco. E foi o que aconteceu: a área afetada pelo enfarte teve grande recuperação em todos os casos.

Agora, os pesquisadores tiveram mais uma surpresa. Seis meses depois do implante de células-tronco, os médicos perceberam que havia algo diferente no coração dos ex-infartados. Eles estavam muito mais fortes, bombeavam muito mais sangue e, em alguns casos, como o do Luiz Carlos, a recuperação foi completa.

Com o coração mais potente, ele hoje sobe qualquer escada sem perder o fôlego. Antes do implante, não tinha forças para enfrentar dois degraus. “Coração novo, vida nova!”, diz ele.

“A força do coração é diretamente ligada à qualidade e à quantidade de vida dos pacientes. Se o coração tá mais forte, se espera mais qualidade e quantidade de vida”, afirma Hans Dohmann, diretor do Incor.

Para Nádia, também com 100% de recuperação, as células-tronco mandaram um recado feliz: a vida recomeçou aos 50.
Fonte : Jornal Nacional/O Globo.com/27.10.07

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns aos idealizadores do blog muito bem organizado e de grande valia.